BLOG KRAH

O que são os componentes eletrônicos que nós chamamos de indutores?

30 06 2022

O que são os componentes eletrônicos que nós chamamos de indutores?



Os indutores são dispositivos elétricos passivos, capazes de armazenar energia criada em um campo magnético constituído por uma corrente alternada. Tal componente é muito utilizado em circuitos elétricos, eletrônicos e digitais. Também são usados para impossibilitar variações de correntes elétricas, para constituir um transformador, além da utilização em filtros que eliminam sinais em alta frequência.


Falamos mais sobre esse componente elétrico, considerado uma peça-chave em diversos segmentos, neste artigo. Continue a leitura e saiba mais!


O que forma um indutor?


Um material condutor, como o cobre, por exemplo, geralmente é a base que constitui o indutor. Além disso, um núcleo ferromagnético eleva a indutância (a tendência de um condutor elétrico se opor a uma mudança na corrente elétrica que flui por ele). Isso concentra as linhas do campo magnético que fluem por dentro do espiral condutor.


Os indutores podem ser construídos para uma necessidade específica, como em circuitos integrados, por exemplo. Nessa situação, o material condutor é o alumínio.


Já os indutores produzidos para serem utilizados em frequências altas podem ser confeccionados com um fio que passa através de um cilindro de ferrite.


Onde os indutores são utilizados?


Conforme mencionamos anteriormente, os indutores podem ser utilizados em circuitos elétricos, eletrônicos e digitais. Estes componentes também são usados para proteger motores elétricos, já que diminuem os surtos e picos de corrente, armazenando temporariamente energia em um campo eletromagnético e, em seguida, liberando-a de volta para o circuito.


Indutores da KRAH


A KRAH produz diversos tipos de indutores, inclusive aqueles com núcleo tipo Drum e tipo Rod. Nesses casos o fio condutor é bobinado diretamente sobre o núcleo. Além disso, utilizamos os materiais e processos produtivos mais avançados para eliminar completamente a possibilidade de fuga da corrente pelo núcleo.


Para o tipo Rod, em aplicações que envolvem vibração mecânica, ainda existe a possibilidade de assegurar a fixação entre o fio bobinado e o núcleo.


 A KRAH desenvolve produtos com alto grau de fixação mecânica. Compatível com as mais diversas aplicações. Quer saber mais? Entre em contato clicando aqui.





DESTAQUES BLOG KRAH